quarta-feira, 23 de julho de 2014

ESCOLA DE PAIS


A PSICOPEDAGOGA DE NOSSA ESCOLA,  MÁRCIA PUNTEL, 
TEM REALIZADO PALESTRAS COM OS FAMILIARES DE 
NOSSOS ESTUDANTES.   NESTAS PALESTRAS 
TEM ABORDADO TEMAS  FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO, BUSCANDO  UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE NOSSAS CRIANÇAS!




COMO EDUCAR MEU FILHO COM RESPONSABILIDADE?

COMO TRANSFORMÁ-LO NUMA PESSOA E NUM CIDADÃO RESPONSÁVEL?


Nossa sociedade mudou, temos uma inversão de papeis e valores, mais informação que podemos absorver, a mulher trabalha fora, o avanço tecnológico foi grande, a família mudou, a criança mudou, o aluno e a escola também mudaram... Tanta mudança gera confusão e expectativas.
Buscando proteger os filhos das mudanças, os pais estão oferecendo proteção excessiva, ao invés de desenvolver as capacidades dos filhos para que eles vençam na sociedade. A família está perdida e acaba achando que a escola é que tem que educar seus filhos. A família é responsável pela educação e a escola, pela formação de habilidades para competências na vida adulta.
Neste contexto, o melhor que podemos fazer por nossos filhos é sermos consistentes na sua formação desde bem pequenos, a frustração, o não dito com firmeza, as tarefas diárias, o dinheiro regulado, o tempo bem distribuído, entre outros limites, favorecem a conscientização cidadã. Mas, nada disto terá qualquer significado se não for mediado pelo exemplo dos adultos; nossos filhos são frutos do meio, porém é na relação familiar que os verdadeiros valores se formam e se consolidam. De nada adianta os pais darem limites, como assistir à tevê só em determinadas horas, proibir certos tipos de música, cobrar respeito ao próximo, exigir que não falem palavrões, se eles burlam as leis e os valores morais e adotam a postura: “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.
Suas atitudes valem mais que mil palavras. Busque ações simples e concretas que possam ajudar seu filho a assumir responsabilidade de forma coesa e correta, como por exemplo: peça a seu filho, principalmente os menores, para que o ajude com os afazeres ( guardar os brinquedos, limpar a mesa ou guardar a roupa limpa), comente com eles os programas e músicas atuais, coloque-o a par da realidade financeira da família. A criança que aprende ter responsabilidades desde pequena, sai melhor na escola e na vida!
Lembre-se: “ a palavra convence, o exemplo arrasta”. Seja um modelo a ser seguido, que lê, acha a aprendizagem emocionante, gosta de resolver problemas, tentar coisas novas e que respeita a si mesmo, o outro e as regras da sociedade.
Quando a criança entra na escola, ela começa a enfrentar a vida por conta própria. Na escola, seu filho deverá compreender que os deveres de casa, os trabalhos escolares e as notas são questões estritamente entre ele e seus professores, que deverão estabelecer as metas para atingir um melhor aproveitamento escolar. Seu filho deve se sentir responsável pelo êxito e pelos fracassos na escola, porém os pais tem a obrigação de acompanhar e supervisionar este processo. Quando este processo não ocorre, a cena que se vê são pais cobrando e filhos enrolando. Não se torne o responsável pelo dever de casa. Dê autonomia para seu filho e também demonstre que confia em sua capacidade. Já pensou ao invés de cobrar o dever de casa, perguntar a que horas ele irá fazer e se irá precisar de algo específico para as atividades. Isto é ser parceiro no processo e não o dono do processo.
Assumir a responsabilidade pelos deveres de casa ajuda as crianças a crescerem e se tornarem adultos responsáveis que cumprem suas promessas, respeitam seus limites e triunfam em suas tarefas. Um dos principais objetivos do dever de casa é ensinar a seu filho como trabalhar por conta própria. Por outro lado, não se esqueça que é muito importante que ele perceba sua atenção e supervisão as tarefas escolares e atividades diárias da criança, sendo muio importante o estabelecimento de uma rotina.


7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL


1 - SEJA O MODELO
Dar responsabilidades para as crianças desde cedo é essencial. Faz parte da educação de valores e de disciplina para a vida. As crianças começam imitando os pais nas suas próprias atitudes e formas de cuidar, arrumar, organizar, limpar, cuidar. Por isso é tão essencial o fazer dos pais, antes de dar essas responsabilidades, pois a criança naturalmente irá imitá-los. De início no seu faz de conta e, depois, na vida real.

2 – PEÇA QUE TODOS PARTICIPEM DAS TAREFAS DO LAR
Os cuidados com a casa devem ser responsabilidade de toda a família, mesmo quando essa família conta com a ajuda de uma empregada doméstica. Cada um na casa deve ter suas tarefas, não pode ficar tudo sob a responsabilidade da mãe ou da empregada. Se a criança cresce vendo o que o pai não precisa fazer nada no lar, vai questionar por que ela precisa participar. Da mesma forma, meninos e meninas devem ter as mesmas responsabilidades. Já se foi o tempo em que esta ou aquela tarefa eram determinadas como trabalho de mulher.

3 – ENSINE O SEU FILHO A CUIDAR DO QUE É DELE
Desde bem pequenas, as crianças devem aprender a cuidar de si mesmas e de suas coisas. Depois de brincar, os pais devem orientar os filhos a guardar e organizar seus brinquedos. No começo devem fazer junto com eles e, depois, deixar que façam sozinhos. Mas é importante usar o discurso certo ao fazer a tarefa junto com o filho: “Não diga me ajude a arrumar os seus brinquedos, porque isso vai mostrar à criança que essa é uma responsabilidade da mãe ou do pai, quando na verdade é dela. O certo é dizer vou ajudar você a guardar seus brinquedos para mostrar como se faz”.

4 – MOSTRE QUE É PRECISO CUIDAR DO QUE É DE TODOS
As responsabilidades das crianças não se resumem apenas às coisas que dizem respeito a elas mesmas, mas também aquilo que é de todos, que é coletivo. “ O importante é mostrar que na família todos precisam colaborar e revezar as responsabilidades”. Portanto, não basta ter seu quarto ou brinquedos arrumados. As crianças também devem participar das tarefas domésticas, como tirar e por a mesa para as refeições, varrer o chão, tirar o lixo, etc.

5 – SAIBA QUAIS AS TAREFAS PARA CADA IDADE
  • Até os 03 anos, você pode ensinar seus filhos a cuidar de seus brinquedos, ajudando-os a guardar e organizar.
  • Dos 03 aos 04 anos- ainda em forma de brincadeira – já dá para começar a ensinar a vestir as próprias roupas, cuidar dos brinquedos e ajudar os adultos na cozinha a pegar objetos que não ofereçam perigo. É importante que o adulto sempre esteja por perto.
  • Por volta dos 04 anos, a criança já pode fazer algo sozinha, como trocar a água do cachorro ou recolher o lixo. Uma sugestão é estabelecer horários para a criança fazer a tarefa, criando assim uma rotina.
  • Dos 05 aos 06 anos, seu filho já pode arrumar o próprio quarto e brinquedos, passar pano para tirar o pó, ajudar a por ou tirar a mesa e molhar as plantas.
  • Entre os 07 e 09 anos, você pode ensiná-lo a atender o telefone e anotar recados, orientando-o sobre como falar com quem está do outro lado da linha. Nessa idade pode ainda ajudar a cuidar de irmãos mais novos.
  • Com 10 a 12 anos, a criança já pode aprender a lavar roupas e ajudar os adultos a cozinhar, sempre com supervisão e cuidados com a segurança. Em famílias com crianças de idades diferentes, é comum que os pais queiram nivelar as atividades pela idade do filho menor, para que todos façam as mesmas tarefas e ninguém se sinta prejudicado. Mas isto não está certo. Os filhos mais velhos devem ter mais responsabilidades, de acordo com sua idade.

6 – NÃO FAÇA PARA SEU FILHO O QUE É TAREFA DELE
Assim como os pais não devem fazer a lição de casa dos filhos, mas ajudá-los em suas dúvidas, não devem fazer as tarefas domésticas das crianças quando elas se esquecem ou se recusam afazê-las. Fazer a lição de casa ou as tarefas pelo filho só prejudica o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Pode ser um caminho mais rápido e, aparentemente fácil para os pais, mas no futuro terá consequências prejudiciais para a autonomia da criança.
7 – CONVERSE COM SEU FILHO E ESTABELEÇA REGRAS
Gritar e usar de violência definitivamente não são o caminho para conseguir que seu filho execute as tarefas domésticas e seja responsável. O diálogo é fundamental tanto para os pais compreenderem porque a criança não realiza o que lhe é solicitado, quanto para a criança saber que sempre poderá ter um canal de conversa com os pais. Gritar ou usar qualquer outra forma de violência ou autoritarismo surtem efeito contrário e podem tornar a criança revoltada, agressiva ou arredia à realização de quaisquer tarefas. Quando as crianças são bem pequenas, os pais podem dar reforços positivos a cada tarefa executada. Pra as crianças mais velhas, vale estabelecer as consequencias caso as tarefas não sejam cumpridas


VEJA: MENSAGEM 1

                   MENSAGEM 2










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