SEGUNDA-FEIRA, 01 DE DEZEMBRO DE 2014
PROJETO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Pesquisas
mostram que as crianças, no geral, estão apresentando sintomas de
doenças de adultos. Isso porque MUITAS CRIANÇAS ESTÃO ACIMA DO
PESO.
A
obesidade pode causar doenças silenciosas como: Problemas
respiratórios, depressão, diabetes tipo 2, derrames, infartos entre
outras.
Além
disso, limita os movimentos da criança impedindo que brinque
livremente e seja ainda mais feliz.
Diante
disso, durante este ano letivo, nossa escola, em parceria com a
Secretaria Municipal da Educação desenvolveu um projeto sobre
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, com o objetivo de estimular a
prática da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Entre
as atividades desenvolvidas estão:
- A
pesagem e medição de todos os alunos através da qual verificou-se
que 26% das crianças da Escola estão acima do peso;
-
Leitura do Livro “O que Ana Sabe sobre Alimentação Saudável”
em PowerPoint;
-
Degustação de frutas;
-
Filmes: Educação
Nutricional para Crianças e Alimentação Saudável;
-
Exposição de alimentos saudáveis e classificação dos mesmos,
pelos alunos, em grupos nutricionais;
-
Confecção de cartazes e da Pirâmide alimentar;
-
Montagem de um painel com alguns trabalhos dos alunos.
Confira
as fotos:
Exposição
de alimentos saudáveis e nutritivos
Exposição
de alimentos saudáveis e nutritivos
Degustação
das frutas no palitinho
Exposição
de alimentos
Confecção
da Pirâmide alimentar
Cartaz
confeccionado pelos alunos sobre o que são as gorduras
Professora
explicando sobre hábitos alimentares
Professora
contando a história: “O que é que a Ana sabe sobre...”
Alunos
separando de acordo com os grupos alimentares
Alunos
explicando sobre alguns chás medicinais
Alunos expondo os sucos e os ingredientes utilizados
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014
No dia 22 de março comemorou-se o
Dia Mundial da Água!
Para homenagear, as professoras de Educação Ambiental e Arte realizaram estudos e atividades sobre o assunto e o resultado foi a confecção de um painel. Confira as fotos!
Quarta-feira, 5 de março de 2014
APRENDENDO OS NÚMEROS ROMANOS
Atividade realizada pelo 4º ano "B" da Professora Lucivane.
SEXTA- FEIRA, 06 DE DEZEMBRO DE 2013
CONFIRA AS FOTOS DA SESSÃO CÍVICA ESPECIAL DE NATAL...
SEXTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO DE 2013.
CONFIRA AS FOTOS DO DIA DA FANTASIA / ESQUISITO E SHOW DE TALENTOS
SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013.
ATIVIDADE 1° ANO
O 1° ANO TRABALHOU EM LÍNGUA PORTUGUESA COM O GÊNERO LOGOTIPO / LOGOMARCA E APROVEITOU AS CAMISAS DOS TIMES PREFERIDOS DOS ALUNOS PARA ILUSTRAR O QUE É LOGOMARCA.
ALÉM DISSO EM MATEMÁTICA REALIZARAM O GRÁFICO DO TIME PREFERIDO DA SALA DE AULA.
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2013.
Monteiro Lobato
e o Sítio do Pica Pau Amarelo
na Escola.
A escola Shirley Maria Lorandi Saurin, todos os anos
realiza a semana de Monteiro Lobato. Considerado o maior
escritor da literatura infantil, seu carinho e sua dedicação a
Leitura dos pequenos fez com que a escola elegesse seu
nome para nossa biblioteca. Neste ano desenvolvemos
atividades com todos os estudantes, nas aulas de Incentivo à
Leitura com a Professora Maria Lúcia Garicoix Gollmann.
- Leitura Compartilhada sobre os personagens do sítio;
- Confecção dos personagens, um por ano;
- Dia dedicado às obras de Monteiro Lobato com Leitura ao ar Livre;
- Filme Memórias de Emília;
- Desenho animado durante o recreio;
- Atividades no laboratório de Informática;
- Atividades Pedagógicas em sala de aula;
- Receita e degustação do Bolinho de chuva da Tia Anastácia;
- Apresentação do Teatro: A dieta de Rabicó, um episódio do Sítio do Pica Pau Amarelo.
Confira o registro dos eventos:
Confira a receita do Bolinho de Chuva que nossas cozinheiras fizeram para as crianças, eles adoraram:
Bolinho de chuva da tia Nastácia
INGREDIENTES
-
1 ovo
-
1/3 xícara de óleo2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
-
1 xícara de leite
-
1/2 colher rasa de fermento
-
1/2 xícara de açúcar
-
3 colheres de sopa de vinagre
-
1 colher de café de sal
-
canela em pó e açúcar para polvilhar
MODO DE PREPARO
-
Misture os ingredientes líquidos e bata no liquidificador;
-
Em uma bacia misture os ingredientes secos e aos poucos vá acrescentando os líquidos, mexendo devagar;
-
Por último junte o fermento, com uma colher, pegue pequenas porções da massa e frite em óleo quente até dourarem;
-
Retire com uma escumadeira e coloque no papel toalha para tirar o excesso de óleo;
-
Passe os bolinhos no açúcar e canela;
-
Sirva quente.
Monteiro Lobato
e o Sítio do Pica Pau Amarelo
na Escola.
e o Sítio do Pica Pau Amarelo
na Escola.
A escola Shirley Maria Lorandi Saurin, todos os anos
realiza a semana de Monteiro Lobato. Considerado o maior
escritor da literatura infantil, seu carinho e sua dedicação a
Leitura dos pequenos fez com que a escola elegesse seu
nome para nossa biblioteca. Neste ano desenvolvemos
atividades com todos os estudantes, nas aulas de Incentivo à
Leitura com a Professora Maria Lúcia Garicoix Gollmann.
realiza a semana de Monteiro Lobato. Considerado o maior
escritor da literatura infantil, seu carinho e sua dedicação a
Leitura dos pequenos fez com que a escola elegesse seu
nome para nossa biblioteca. Neste ano desenvolvemos
atividades com todos os estudantes, nas aulas de Incentivo à
Leitura com a Professora Maria Lúcia Garicoix Gollmann.
- Leitura Compartilhada sobre os personagens do sítio;
- Confecção dos personagens, um por ano;
- Dia dedicado às obras de Monteiro Lobato com Leitura ao ar Livre;
- Filme Memórias de Emília;
- Desenho animado durante o recreio;
- Atividades no laboratório de Informática;
- Atividades Pedagógicas em sala de aula;
- Receita e degustação do Bolinho de chuva da Tia Anastácia;
- Apresentação do Teatro: A dieta de Rabicó, um episódio do Sítio do Pica Pau Amarelo.
Confira o registro dos eventos:
Confira a receita do Bolinho de Chuva que nossas cozinheiras fizeram para as crianças, eles adoraram:
Bolinho de chuva da tia Nastácia
INGREDIENTES
- 1 ovo
- 1/3 xícara de óleo2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 1/2 colher rasa de fermento
- 1/2 xícara de açúcar
- 3 colheres de sopa de vinagre
- 1 colher de café de sal
- canela em pó e açúcar para polvilhar
MODO DE PREPARO
- Misture os ingredientes líquidos e bata no liquidificador;
- Em uma bacia misture os ingredientes secos e aos poucos vá acrescentando os líquidos, mexendo devagar;
- Por último junte o fermento, com uma colher, pegue pequenas porções da massa e frite em óleo quente até dourarem;
- Retire com uma escumadeira e coloque no papel toalha para tirar o excesso de óleo;
- Passe os bolinhos no açúcar e canela;
- Sirva quente.
PSICOMOTRICIDADE
As aulas de Psicomotricidade de nossa escola têm como Objetivo proporcionar a criança um atendimento educacional adequado, visando garantir seu desenvolvimento integral através de atividades psicomotoras, propiciando aos mesmos uma melhor socialização; contribuindo também, por meio da prática de atividades físicas racionais e variadas, a integração e desenvolvimento equilibrado das potencialidades bio-psico-fisiológicas e sociais dos mesmos, para que valorizem e conheçam seu corpo e suas potencialidades.
Tem sido ministradas pelas Professoras Patricia Sch. e Claudete Bastian, nas turmas de Educação Infantil, 1º e 2º anos.
CONFIRA O REGISTRO DE ALGUMAS ATIVIDADES:
PÁSCOA SOLIDÁRIA!!!
Neste mês, foram
entregues as doações da páscoa solidária, realizada pela Escola
Shirley Maria Lorandi Saurin ao Albergue Alan Kardec (05/04) e a
Fazenda Esperança (11/04).
Na ocasião os
representantes das entidades falaram aos 5° anos, sobre o trabalho que por eles é realizado. Os estudantes retribuíram a presença com
cartazes e poesias.
Confira o registro das entregas:
Alfabetizar Brincando!
Com o objetivo de tornar lúdica a Alfabetização a Professora Deise M. V. Inácio dos 1º anos A e B, desenvolveu diversas atividades diferenciadas, usando de suas manhas e artimanhas no trabalho com os pequenos.
Confira as fotos :
1º ano A com o Alfabeto Concreto
Semana da Mulher
Em comemoração ao dia da mulher, as crianças homenagearam as professoras com cartazes elaborados nas aulas de Incentivo à Leitura, tendo como responsável a professora Maria Lúcia G. Gollmann.
Confira as fotos da homenagem:
Professora AndréaProfessora Beatriz
Professora Elaine
Professora Deise
Professora Gabriela e Ana
Professora Giovana
Professora Rejane
Professora Maria Eva
Professora Rosemeri
Professora Rosilda
Professora Rosieli
Professora Sirlei e Cristiane
Professora Vera e Patricia B.
Estendemos esta homenagem as demais Professoras e Funcionárias da Escola Shirley Lorandi.
FESTIVAL DE JOGOS, DANÇAS E GINÁSTICA
Do dia 19 até 29 de outubro, aconteceu o FESTIVAL DE JOGOS, DANÇAS E GINASTICA, em nosso município.
Nossa escola participou das atividades com as escolas Ecológica, Waldyr Luiz Becker, Amélio Dal Bosco e Carlos Friedrich.
Atenção para a colocação de nossos educandos:
Futsal masculino - 1º lugar
Futsal feminino - 1º lugar
Tênis de mesa masculino - 4º lugar
Tênis de mesa feminino - 2º lugar
Confira as fotos do evento:
A semana das crianças aconteceu em nossa escola do dia 08 ao dia 11 de outubro.
Nesta semana, foram promovidas muitas atividades em comemoração ao dia das crianças.
Confira alguns registros fotográficos:
NESTA SEMANA AS CRIANÇAS VIERAM FANTASIADAS. VEJA A CRIATIVIDADE DE NOSSOS EDUCANDOS!
CINEMINHA NA ESCOLA, COM DIREITO A PIPOCA!!!
BINGO, COM DIVERSOS BRINDES PARA AS CRIANÇAS!
OBA!!! ALGODÃO DOCE!
PRÉ I - PROFESSORA PATRÍCIA
Nesta semana, foram promovidas muitas atividades em comemoração ao dia das crianças.
Confira alguns registros fotográficos:
NESTA SEMANA AS CRIANÇAS VIERAM FANTASIADAS. VEJA A CRIATIVIDADE DE NOSSOS EDUCANDOS!
CINEMINHA NA ESCOLA, COM DIREITO A PIPOCA!!!
BINGO, COM DIVERSOS BRINDES PARA AS CRIANÇAS!
OBA!!! ALGODÃO DOCE!
PRÉ I - PROFESSORA PATRÍCIA
PROJETO CULINÁRIA
DIVERTIDA
ESTAMOS REALIZANDO O
PROJETO CULINARIA DIVERTIDA COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR
O CONHECIMENTO E POSSIBILIDADES SAUDÁVEIS DE ALIMENTAÇÃO E MELHOR
QUALIDADE DE VIDA, CRIANDO BONS HÁBITOS E VIVENCIANDO ESTA PRÁTICA.
SEGUEM ALGUMAS FOTOS DO PROJETO...
SEGUINDO O PROJETO
COMPARTILHAMOS A HISTÓRIA DO BONEQUINHO DOCE (ALAÍDE LISBOA), APÓS
OUVIREM E PARTICIPAREM DA LEITURA OS ALUNOS JUNTAMENTE COM A
PROFESSORA FIZERAM UMA VISITA AO SUPERMERCADO ONDE COMPRAMOS OS
INGREDIENTES PARA REALIZARMOS A RECEITA DO BONEQUINHO DOCE, ESTA FOI
A PRIMEIRA ETAPA ONDE TREINARAM A MONTAGEM DO BONECO COM MASSINHA.
APÓS REALIZAREMOS A RECEITA.
SEGUE A RECEITA DO
DOCINHO:
Docinhos
de leite em pó
Ingredientes
•
2 xícaras de açúcar refinado
• 2 xícaras de leite integral
em pó
• 50ml de leite de coco
Modo
de preparo:
•
Misture bem o açúcar com o leite em pó
• Aos poucos,
acrescente o leite de coco e vá amassando até a massa atingir o
ponto de ser enrolada
Cada
aluno fará o seu bonequinho. Eles poderão utilizar os cravos da
índia para fazer os olhos e o nariz.
Com
os bonequinhos prontos os alunos poderão fazer a encenação da
história, brincar com o bonequinho doce e depois degustá-lo.
INCLUSÃO: AMPLA E IRRESTRITA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A professora de Educação Física, Cladis Ines Dapper, realizou uma adaptação simples no jogo de “Queimada”, orientando, aos educandos, que ao invés de jogar a bola no colega, a rolassem. Assim, toda a turma pôde participar, inclusive Wesley, com o apoio da professora de apoio permanente Josimara Stadikovski.
Confira as fotos:
UTILIZAÇÃO DO METRO – 2OS ANOS
Os 2OS anos, matutino e vespertino, da professora Deise Mirian V. Inácio, realizaram atividades práticas utilizando o metro, para fixar e compreender, de modo significativo, a funcionalidade desta unidade de medida.
Confira nos slides, alguns registros:
TURMA DA MANHÃ
TURMA DA TARDE
PARA SABER MAIS
A palavra metro tem origem no grego métron, que significa “o que mede”.
O sistem métrico surgiu por volta de 1790. antes disso, cada povo usava um sistema de unidades diferentes, o que, naturalmente, causava a maior confusão. Por exemplo: o mesmo comprimento era medido em um lugar usando-se jardas e em outro com o uso de palmos.
O resultado disso tornava praticamente impossível a comunicação entre os povos.
Para solucionar esse problema, reformadores franceses escolheram uma comissão de cinco matemáricos para que elaborassem um sistema padronizado.
Essa comissão decidiu que a unidade de medida de comprimento se chamaria metro, e que corresponderia a décima milionésima parte da distância do equador terrestre ao polo norte, medida ao longo de um meridiano.
Mas a medida da distância do equador ao polo não era nada prática, tanto que ao efetuarem os cálculos os matemáricos acabaram cometendo um erro. Então em 1875 uma comissão internacional de cientistas foi convidada pelo governo francês para que reconsiderassem a unidade do Sistema Métrico, e dessa vez foi construída uma barra de uma liga de platina com irídio, com duas marcas, cuja distância define o comprimento do metro, e para evitar a influência da temperatura, esta barra é mantida a zero grau centígrado, num museu na Suíça.
Mas os cientistas não pararam por aí, no decorrer do tempo foram sendo propostas novas definições para o metro. A última, e que passou a vigorar em 1983, é baseada na velocidade com que a luz se propaga no vácuo.
Resumidamente, pode-se dizer que um metro corresponde a fração 1/300.000.000 da distância percorrida pela luz, no vácuo em um segundo. Fonte:http://www.colegioweb.com.br/matematica/metro.html(acessado em 16/08/2012)
Confira algumas atividades desenvolvidas no 4º ano “A” da Professora Rejane
No primeiro dia de aula planejamos a recepção de boas vindas com muita alegria e organização. Desenvolvemos a dinâmica dos balões, que teve como objetivo: o desenvolvimento de habilidades como: motivação, capacidade de integração, descontração, autoconhecimento, incentivo a comunicação, estímulo a criatividade e ao relacionamento interpessoal, proporcionando assim um ambiente acolhedor.
Após traçar as perspectiva para o ano de 2012, as crianças curtiram com muita energia acompanhada de som ambiente. Em seguida, todos tiveram oportunidade para expor seus desejos a serem alcançados durante o ano.
Também confeccionamos crachás com o intuito de integrar melhor o grupo, favorecendo o conhecimento mútuo.
Educandos aplaudem colegas durante apresentação em leitura compartilhada.
Trabalhamos a linha do o tempo, com objetivo de valorizar a convivência e as relações familiares. Estamos em constante evolução e precisamos acompanhar nossas crianças nesse processo. Resgatamos fatos marcantes desde o nascimento até os dias atuais.
Aluna Rhaiciane, durante a aula de Geografia. Este trabalho teve como um dos objetivos apresentar nossa experiência na construção da imagem ao mapa.
A Escola Shirley Maria Lorandi Saurin, vivenciou “O verdadeiro sentido da Páscoa”, disseminando valores e conhecimentos. Professores e alunos compartilham alimentos e produtos de higiene cumprindo desta maneira com seu papel social.
Hora de comemorar!!! Parabéns aos aniversariantes, terminamos o primeiro bimestre.
Estudando o Sistema solar... Esta proposta propõe o conhecimento dos planetas existentes em nosso universo. Assim como, identificar, localizar e reconhecer os elementos astronômicos.
Estudamos o planisfério e construímos o globo terrestre, com a finalidade de entender a importância e utilização de mapas.
Tiradentes é orgulho nacional, o primeiro a querer nos libertar do domínio de Portugal. Após visitarem a estatua do Tiradentes no centro da cidade de Toledo, os alunos do 4º “A” prestaram homenagem a Tiradentes em sessão cívica.
Parabéns João!!! Vencedor do concurso Sinhô e Sinhá da Festa Junina.
Familiares comemoram a vitória e prestigiam a festa. Nossos agradecimentos aos pais e familiares pelo empenho e dedicação...
Na semana do meio ambiente, os alunos do 4º “A” participaram da exposição de chás. Visitantes degustaram os chás e apreciaram o conhecimento dos educandos.
EDUCAÇÃO INFANTIL - PRÉ I
Com os conteúdos da educação infantil propomos algumas atividades aos alunos do Pré I:
Boneco Cuca Fresca:
Para a Semana do Meio Ambiente, preparamos um boneco cuca fresca.
Os alunos vivenciaram atividades que envolveram os seguintes objetivos:
Explorar o ambiente, estabelecer contato com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, entre outros.
Culinária Frutas Vermelhas:
Nesta semana estamos enfatizando a cor vermelha.
Como é de rotina dos alunos, na quinta-feira temos o dia da fruta, para unir os conteúdos da Educação Infantil com a alimentação saudável, preparamos uma receita de Frutas Vermelhas.
Os alunos puderam participar de todas as etapas da culinária e adoraram.
PAIS
AGRADECEMOS O APOIO QUE DEDICAM AS ATIVIDADES DAS CRIANÇAS.
OBRIGADA, PROF. PATRICIA E PRÉ I.
NOSSA FESTA JUNINA FOI UM
SUCESSO!!!
Muita descontração e animação foram os componentes essenciais de nosso sábado dia 16 de junho, pois neste dia aconteceu nossa festa junina.
A chuva da parte da manhã deu espaço a uma tarde ensolarada que veio presentear nossa comunidade escolar.
Guloseimas e lindas danças enfeitaram ainda mais nossa tarde...
Confira alguns momentos do evento:
Convite da nossa festa:
Nossa coordenadora Vera, diretora Giovana e professora de educação física Joseane:
Mesmo com toda correria da organização, nossa diretora Giovana sempre tem tempo para as crianças!
Um pouco das lindas danças:
Nossa linda sinhazinha Maria do 2º ano:
Agradecemos o apoio e colaboração de todos, pois sem vocês não teríamos alcançado tamanho sucesso!
Equipe Shirley Lorandi
Por ser a língua mais falada mundialmente, viu-se a necessidade de implantar, no município de Toledo, a língua inglesa como disciplina na grade curricular dos educandos.
As aulas de inglês em Toledo iniciaram em 1º de março de 2012.
Em nossa escola, as aulas iniciaram na mesma data, procedendo com uma hora/aula semanal, tendo como professoras, Alessandra Paula Neves de Oliveira, no turno da manhã e Adriana Perin no período vespertino.
Os educandos mostram-se muito entusiasmados com as aulas, pois é trabalhado um conteúdo que está vinculado ao seu dia-a-dia. Eles podem encontrar o inglês em jogos, na televisão, no computador, percebendo, assim, a importância que esse novo idioma traz para cada um deles.
III MOSTRA DE MEIO AMBIENTE
No dia 06 de junho, quarta-feira, aconteceu em nossa escola a III Mostra de Meio Ambiente, das 9h às 15h.
Neste dia, os educandos vieram à escola em horários diferenciados para a apresentação de seus trabalhos.
Confira algumas fotos de evento.
COMO TUDO COMEÇOU...
TUDO PRONTO PARA RECEBER OS VISITANTES...
DOIS CONVIDADOS ESPECIAIS...
EQUIPE RESPONSÁVEL PELO EVENTO:
OS PAIS PRESTIGIARAM O EVENTO
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
A Escola Municipal Shirley Maria Lorandi Saurin participa destas ações assiduamente, pois além de oferecer aos educandos aulas de Educação Ambiental, desde a Educação Infantil, ministradas pela professora Marilei Bruning, com formação específica na área, também promove diversas atividades no decorrer do ano voltadas aos cuidados necessários com o Meio Ambiente.
Nossa escola também está participando da Rio+20, que consiste na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Nossa escola confeccionou dois retalhos com motivos relacionados ao tema, os quais farão parte da “Colcha de Retalhos” confeccionada por diversas escolas brasileiras e será transportada pelo país durante dois anos, simbolizando a união de todos em prol da conservação do meio ambiente.
Tem novidade na escola!!!
Quem nunca brincou de pular “Amarelinha”? No Brasil a “Amarelinha” é muito conhecida e fácil de jogar, por isso nossa escola está com muitas delas pintadas pelo chão... E a criançada aproveita para se divertir!
Esta brincadeira veio da França e lá é chamada de “Marelle”, ela também é conhecida em outros países e tem outros nomes, confira alguns deles.
Em Portugal é conhecida como “macaca”.
Em Moçambique, dá-se o nome de “jogo do Avião e jogo do Neca”.
Na Inglaterra, Austrália e nos Estados Unidos, é chamada de “Hopscotch”.
Na Espanha é “Cuadrillo; Infernáculo; Reina Mora; Pata Coja e Rayuela”.
No Chile é “Luche”.
Em Porto Rico é “La Pelegrina”.
Na Itália é jogo dos "Odres".
Na Grécia é jogo das "Ascólias".
No Peru é “Rayuela”.
Na Colômbia é “Coroza e Golosa”.
Na Galícia, região da Espanha que fala com sotaque Português, é conhecida com os nomes de Chapa; Truco; Mariola; Peletre; Cotelo; Macaca e Estrícula, entre outros.
Já dentro do Brasil, talvez pelas grandes distâncias que separam as regiões, coexistem com “Amarelinha”, outros nomes, como por exemplo:
Rio de Janeiro => “Academia; Cademia e Amarelinha”.
Bahia e Pará => “Pular Macaco; Macaca”, de certo modo parecido com Portugal (Europa).
Minas Gerais => “Maré”.
Rio Grande do Norte => “Avião”, parecido com Moçambique (África).
Rio Grande do Sul => “Sapata”.
Em Moçambique, dá-se o nome de “jogo do Avião e jogo do Neca”.
Na Inglaterra, Austrália e nos Estados Unidos, é chamada de “Hopscotch”.
Na Espanha é “Cuadrillo; Infernáculo; Reina Mora; Pata Coja e Rayuela”.
No Chile é “Luche”.
Em Porto Rico é “La Pelegrina”.
Na Itália é jogo dos "Odres".
Na Grécia é jogo das "Ascólias".
No Peru é “Rayuela”.
Na Colômbia é “Coroza e Golosa”.
Na Galícia, região da Espanha que fala com sotaque Português, é conhecida com os nomes de Chapa; Truco; Mariola; Peletre; Cotelo; Macaca e Estrícula, entre outros.
Já dentro do Brasil, talvez pelas grandes distâncias que separam as regiões, coexistem com “Amarelinha”, outros nomes, como por exemplo:
Rio de Janeiro => “Academia; Cademia e Amarelinha”.
Bahia e Pará => “Pular Macaco; Macaca”, de certo modo parecido com Portugal (Europa).
Minas Gerais => “Maré”.
Rio Grande do Norte => “Avião”, parecido com Moçambique (África).
Rio Grande do Sul => “Sapata”.
Quer saber mais? Acesse o site: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2389456 (acessado 05/06/12)
ARCA DOS BICHOS
Os 2os anos tem o projeto do “Bichonário”, onde estudamos sobre os animais organizando listas em ordem alfabética, figuras, curiosidades, poemas, textos informativos, etc.
Junto com tudo isso preparamos para a Sessão Cívida uma música já trabalhada em sala que trata sobre o assunto: ANIMAIS.
Confira as fotos:
Apresentação dos educandos do 2º ano da professora Deise Mirian V. Inácio.
PREPARATIVOS PARA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Os 2os anos das professoras Deise Mirian V. Inácio e Aparecida Rosangela P. Winter já estão se preparando para a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá no mês de Junho.
Confira alguns registros das atividades realizadas:
SESSÃO CÍVICA NA ESCOLA
Nas quartas-feiras, logo após o recreio, é realizada a Sessão Cívica na escola.
Em um desses momentos a professora Rosemeri Bidin da Silva trabalhou a fábula do “Bom Samaritano”, através da apresentação de um belíssimo teatro, do qual atuaram educandos de vários anos do Ensino Fundamental e envolveu toda a comunidade escolar de maneira direta e indiretamente.
Veja alguns registros desta atividade:
Apresentação teatral.
Momento em que o bom Samaritano acolhe o homem ferido e lhe
presta primeiros socorros.
Crianças atentas a apresentação.
Educandos e professora finalizando a encenação e recebendo
aplausos da plateia.
3º ANO HOMENAGEIA OS ÍNDIOS
A professora Sueli T. M. Caldeira, do 3º ano vespertino, aproveitou a Sessão Cívica para realizar apresentação alusiva ao dia do índio, comemorado no dia 19 de abril.
Confira alguns registros!
Para complementar o conteúdo de história: “Família”, trabalhamos com o livro: “Um amor de família”, onde lemos e confeccionamos nossos próprios livros que foram apresentados aos pais e após aos educandos do Pré I e Pré II.
O objetivo foi de trabalhar as diferentes famílias.
Trabalho realizado pela professoras Deise e Cida.
TROFÉU BRASIL I ETAPA DO CIRCUITO CAIXA
A etapa do Circuito Caixa, que terminou próximo ao meio dia de domingo (27/05), marcou o encerramento do Troféu Brasil em Toledo, que reuniu estrelas da Ginástica nacional, como Sérgio Sasaki, Arthur Mariano, Laís Souza, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Natália Gaúdio, Petrix Barbosa, Angélica Kvieczynski, entre tantos outros.
Cerca de 18 mil pessoas passaram no ginásio de 24 a 28 de maio, durante as competições e treinamentos. O público compareceu em massa e vibrou com a apresentação dos atletas, principalmente durante a participação local.
As atletas da oficina de Ginástica Rítmica da nossa escola também participaram do evento, confira alguns registros fotográficos:
As atletas da oficina de GR com o Senhor Pedrinho Furlan, patrocinador e incentivador da modalidade em nosso município.
As atletas da oficina de GR com Daniele Hypolito.
As atletas da oficina de GR com Jade Barbosa.
As atletas da oficina de GR com Laís Souza.
JOGOS GIGANTES NA AULA DE PSICOMOTRICIDADE
A Psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem visa contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista os aspectos mental, psicológico, social, cultural e físico. Acredita-se que as atividades de psicomotricidade possam ser trabalhadas no contexto escolar de forma a auxiliar o processo de aprendizagem dos educandos.
O aprender não se restringe apenas em atividades isoladas, precisando haver objetivos a serem alcançados pelos professores, para que a partir daí os educandos possam criar e se expressar, no ambiente escolar.
Visando o desenvolvimento das crianças e a promoção de uma aula prazeiroza, a professora Léia Angélica Rippel selecionou alguns jogos gigantes para serem utilizados, entre eles a pescaria e o jogo da velha.
Confira alguns momentos de nosso trabalho!
A turma do 3º ano “B”, juntamente com a professora Patricia C. Bussolaro e a auxiliar Juliana, saíram em busca de novos conhecimentos (pesquisa de campo).
Desta vez, por meio do Programa “Conhecendo Toledo”, roteiro I – Nascentes do Rio Toledo, conheceram todo o caminho para chegar até elas, próximas à São Luiz do Oeste, passando pelo ponto mais alto do município, chamado Espigão, com altitude superior a 600 metros, observando o espaço rural do município, a vizinha cidade de Cascavel e também Toledo, vistas de longe.
Foi observado a límpida água que nasce da terra em suas várias nascentes que formam o rio Toledo e sua mata ciliar.
O lanche foi feito em Gramado, terminando o passeio pedagógico no Parque dos Pioneiros e Parque das Águas.
Todos ficaram encantados!
Vejam as fotos:
A relação entre sociedade e natureza, é conteúdo dos quintos anos, na disciplina de Geografia e foi trabalhado em sala de aula os elementos das paisagens do Paraná, que podem ser naturais (sem as ações do homem) ou sociais (foram transformadas pelo trabalho humano).
E como avaliação do conteúdo teórico, foi proposto a construção de maquetes, as quais ficaram ótimas, demonstrando o conhecimento dos educandos e o envolvimento da família e amigos.
Confira algumas imagens dos educando da professora Édina Aparecida Rodrigues Chaves:
Encerramos, com sucesso, a Campanha da Páscoa Solidária.
Os 5° anos do período matutino das Professoras Ana e Margarete visitaram a Instituição Dorcas, da Vila Pioneiro, apresentando a Parábola "O Bom Samaritano", organizada pela Professora de Incentivo à Leitura, Rosemeri. Após esse momento, fomos agraciados com uma belíssima dança das meninas da Instituição, compartilhando uma mensagem importante...o amor incondicional ao Pai, ao próximo...nessa prática, vivenciamos essas atitudes, de sermos bons, solidários, amáveis e que, acima de tudo, somos todos iguais... o que nos torna melhores, são os nossos gestos de amor e gratidão.
Os 5° anos do período matutino das Professoras Ana e Margarete visitaram a Instituição Dorcas, da Vila Pioneiro, apresentando a Parábola "O Bom Samaritano", organizada pela Professora de Incentivo à Leitura, Rosemeri. Após esse momento, fomos agraciados com uma belíssima dança das meninas da Instituição, compartilhando uma mensagem importante...o amor incondicional ao Pai, ao próximo...nessa prática, vivenciamos essas atitudes, de sermos bons, solidários, amáveis e que, acima de tudo, somos todos iguais... o que nos torna melhores, são os nossos gestos de amor e gratidão.
A turma do Professora Edna, visitou o Lar dos Idosos, no centro, realizando a Dinâmica do Abraço. Confira algumas imagens no slide que segue:
Obrigada a todas as nossas famílias e nossas crianças por esse gesto nobre... a partilha!!!
Que Deus abençoe a todos!!!
Grande abraço,
Equipe Shirley Lorandi.
INCENTIVO A LEITURA
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Em nossa escola todas as turmas participam das aulas de Incentivo a Leitura, trabalhadas pela professora Rosemere Bidin da Silva, no turno matutino e pela professora Beatriz de Andrade, no turno da tarde.
As turmas das professoras Beatriz e Rosemere trabalharam diversas atividades envolvendo o reconhecimento do corpo, suas partes e seus detalhes.
Confira parte deste trabalho nos registros que seguem:
Atividades pedagógicas alusivas ao Dia da Mamãe, professora Patricia Sch.
A armadilha chama-se Mosquitérica e foi adaptada pela equipe de pesquisadores da UFRJ.
A “Armadilha Mosquitérica” serve para capturar o mosquito, evitando que ele pique as pessoas, transmitindo assim o virus da dengue, e também serve para identificar focos do mosquito.
Durante as aulas de Educação Ambiental, a professora Marilei Bruning, construiu a “Armadilha Mosquitérica” com os educandos, orientando-os a colocar a armadilha em local fresco e sombreado, assim, em poucos dias, foi possível visualizar larvas de mosquitos nadando na mosquitérica.
Para identificar se as larvas que apareceram são da espécie Aedes aegypti, os educandos podem fazer uso do foco de luz de uma lanterna, se as larvas fugirem da luminosidade, ou seja, se demonstrarem o fotatactismo negativo, são Aedes aegypti.
Então, você pode ter certeza, tem alguém na redondeza criando esses “bichinhos”, como “animais de estimação”.
Elimine todas as possibilidades de foco do mosquito e avise seus vizinhos!
Educandos participam de aulas de GR na escola: ponte, vela, bicicleta, borboleta, giros, tatu-bola... estes são alguns dos movimentos realizados durante as aulas, que acontecem em contraturno, na escola e são orientadas pela professora Serli T. R. Santos.
As aulas de GR em nossa escola são realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo, o Sesi e a Sadia. Além da formação de possíveis atletas, a iniciativa desenvolve a psicomotricidade e o equilíbrio dos educandos.
A turminha da Educação Infantil - Pré II, da professora Rosemeri B. Da Silva, realizou uma atividade criativa a partir de uma história infantil.
De acordo com a professora:
“Após a contação da história: “Boneco de massa”, que apresenta a cantiga:
Corre, corre, corre.
Passa, passa, passa.
Áh ninguém me pega.
Eu sou bonequinho de massa.
Resolvemos confeccionar o nosso boneco usando material reciclável e aprimorando com a imaginação.
Chamamos de bodeco de caixa.
Cada educando criou o nome para seu boneco.
Apresentamos para algumas turmas juntamente com a cantida.
Foi muito legal e gratificante."
Observe alguns registros da atividade:
AULAS DE PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA
O desenvolvimento psicomotor abrange o desenvolvimento funcional de todo o corpo e suas partes. Geralmente este desenvolvimento está dividido em vários fatores psicomotores. Fonseca (1995), apresenta sete fatores, os quais são a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a noção corporal, a estruturação espaço-temporal e praxia fina e global.
Considerando estes sete fatores, algumas atividades foram propostas, pela professora Léia Rippel, durante as aulas de psicomotricidade na escola.
Para trabalhar a Praxia Fina, uma das atividades desenvolvidas foi a brincadeira do “Varal”. Veja alguns registros:
Com o intuito de trabalhar, desenvolver e avaliar a Noção Corporal dos educandos, o desenho de si mesmo foi solicitado, confira no slide que segue:
De acordo com Conceição (1984) o desenvolvimento psicomotor pode ser compreendido como a interação existente entre o pensamento, consciente ou não, e o movimento efetuado pelos músculos, com ajuda do sistema nervoso central.
Desta forma, objetivando o desenvolvimento da Tonicidade, Equilíbrio, Lateralidade, Estrutura Espaço Temporal e Praxia Global, circuitos motores foram realizados, onde um caminho com obstáculos foi construído para que as crianças o percorressem realizando determinados movimentos.
Veja os registros fotográficos:
Nossa escola foi convidada, pela Biblioteca Pública, para participar das atividades alusivas ao dia do livro e conhecer um pouco sobre um dos principais autores da literatura infantil: Monteiro Lobato – dedicou suas obras às crianças, escrevendo mais de trinta e oito livros com os personagens do Sítio do Pica-pau-amarelo.
O 2º ano, da professora Deise M. V. Inácio, teve o privilégio de participar do evento, sendo recepcionado pela própria Emília, direto do Sítio do Pica-pau-amarelo, que contou uma de suas aventuras para essa turminha.
Voltando para a escola, embalados ao som da música “Emília”, os educandos confeccionaram lindos dedoches e a alegria tomou conta da galerinha!!!
Enquanto isso na escola, num dos momentos cívicos, a turma do 4º ano da tarde, da professora Andréa Marine Helmich, também homenageou o dia do livro, através da apresentação de uma belíssima dança na qual a personagem principal era a Emília.
A turma toda com a professora Andréa
Momento da apresentação
4º ANO TRABALHOU O GLOBO E O PLANISFÉRIO
Para estudar a Terra, podemos utilizar o GLOBO. O Globo Terrestre é a representação mais aproximada do nosso planeta, na sua forma esférica, porém, não nos permite a visão de todos os países ao mesmo tempo.
Também podemos utilizar o mapa plano – PLANISFERIO para estudar a Terra, nele podemos observar, de uma forma global, a constituição do planeta.
Desta forma, a professora Andréa Marine Helmich, trabalhou a construção do globo a partir do planisfério com seus educandos do 4º ano.
Confiram a evolução do trabalho e seu resultado.
2os ANOS EXPLORAM OS SENTIDOS:
Durante algumas aulas de Ciências, os educandos dos 2os anos, das professoras Aparecida Rosangela P. Winter e Deise Mirian V. Inácio, contando com a colaboração da professora de Psicomotricidade Beatriz de Andrade, realizaram atividades de experimentação concreta acerca dos órgãos dos sentidos, fato que favoreceu a interiorização lúdica e prazerosa dos conteúdos trabalhados.
VISÃO - OLHOS
PALADAR - LÍNGUA
AUDIÇÃO - OUVIDO
OLFATO - NARIZ
TATO - MÃOS E PELE
ATIVIDADES REALIZADAS PELO PRÉ I
DIA DO ÍNDIO
EU E MEU CORPO
COM OS OBJETIVOS DE:
*DESENVOLVER A IMAGEM CORPORAL E PESSOAL;
*VIVENCIAR SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM AFETO, ATENÇÃO E LIMITES, CONSTRUINDO VINCULOS COM OS COLEGAS E PROFESSORES;
*RECONHECER A SI E AO OUTRO, A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS;
*VIVENCIAR SITUAÇÕES QUE PROMOVAM A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA;
*EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO DO CORPO;
*PRODUZIR TRABALHOS DE ARTE, ENTRE OUTROS...
DESENVOLVEMOS ALGUMAS ATIVIDADES COM A TURMA DO PRÉ I VESPERTINO DA PROFESSORA PATRÍCIA FABIANE SCHNORENBERGER, SENTIMOS MUITO ENTUSIASMO NOS EDUCANDOS EM PARTICIPAR DE TAIS ATIVIDADES, PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS EM QUE ENVOLVEMOS A FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DO BONECO.
AS CRIANÇAS DEMONSTRARAM CURIOSIDADE EM SENTIR O CORPO DO COLEGA NA AULA DE MASSAGEM NOS PÉS, CURTIRAM CAMINHAR DESCALÇOS EM DIFERENTES LUGARES , PRINCIPALMENTE NA TERRA.
PAIS
AGRADECEMOS O EMPENHO E DEDICAÇAO À TAREFA DO EU. OS BONECOS FICARAM LINDOS E COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. AS CRIANÇAS SENTIRAM-SE MOTIVADAS E FICARAM ENTUSIASMADAS COM SEU TRABALHO EXPOSTO QUE TODA A ESCOLA APRECIOU.
OBRIGADA, PROFESSORA PATRICIA E PRÉ I.
PSICOMOTRICIDADE E A PERCEPÇÃO DOS SENTIDOS
Professora Beatriz de Andrade
Como professora de psicomotricidade, trabalho os conteúdos propostos, buscando também a parceria com a professora regente.
Dessa forma, como exemplo, foi trabalhado o desenvolvimento do conteúdo “os sentidos” na Educação Infantil (Pré I) e no Ensino Fundamental (1os e 2os anos), utilizei de uma estratégia divertida e que me permitiu levar os educandos a uma compreensão mais real e ao mesmo tempo lúdica dos sentidos, especificamente do tato, olfato e paladar.
Veja alguns registros fotográficos!
No dia 18 de abril de 2012, a turma do 3º ano “A”, juntamente com a professora Elizete Maria Gogola, saíram em busca de novos conhecimentos (pesquisa de campo).
Desta vez, por meio do Programa “Conhecendo Toledo”, roteiro I – Nascentes do Rio Toledo, conheceram todo o caminho para chegar até elas, próximas à São Luiz do Oeste, passando pelo ponto mais alto do município, chamado Espigão, com altitude superior a 600 metros, observando o espaço rural do município, a vizinha cidade de Cascavel e também Toledo, vistas de longe.
Foi observado a límpida água que nasce da terra em suas várias nascentes que formam o rio Toledo e sua mata ciliar.
O lanche foi feito em Gramado, terminando o passeio pedagógico no Parque dos Pioneiros e Parque das Águas.
Todos ficaram encantados!
Vejam as fotos:
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983.
No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:
1- PROERD para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental,
2- PROERD para 4os e 5os anos do Ensino Fundamental,
3- PROERD para Pais/Responsáveis.
A nossa escola é contemplada pelo PROERD para 5os anos do Ensino Fundamental e PROERD para Pais/Responsáveis, assim os educandos realizam atividades e recebem orientação do Policial Militar Bresolin, responsável pelo projeto na escola.
Ao concluir o projeto os educandos são certificados em uma cerimônia solene no teatro municipal.
Para adquirir mais informações e saber mais acesse o site: http://www.proerdbrasil.com.br/oproerd/oprograma.htm
PASSEIO PEDAGÓGICO DOS
4os ANOS
Os educandos dos 4os anos foram visitar o "Monumento dos Pioneiros" no centro da cidade. Ficaram encantados com as histórias contadas por pioneiros que encontraram no local.
Veja as fotos!
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas da educação, tendo o Atendimento Educacional Especializado - AEE como parte integrante do processo educacional.
No ano de 2011, o Atendimento Educacional Especializado – AEE, passou a ser oferecido em nossa escola, a partir da implantação da Sala de Recursos Multifuncionais – SRM.
A Sala de Recursos Multifuncionais - SRM é um espaço para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, amparada pela “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva MEC/SEESP, ano de 2007” , “O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”.
A professora do AEE realiza atendimentos específicos aos educandos com Necessidades Educacionais Especiais e à Educação Inclusiva, orientando equipe diretiva, professores, famílias, turmas de educandos, funcionários, estando sempre aberta ao diálogo.
O Decreto nº 6.571/2008 reafirma a proposição da “Educação Especial” como “Educação Inclusiva”, tratando das ações do Atendimento Educacional Especializado como o apoio necessário para a promoção da educação para TODOS, no que se refere às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento - TGD ou altas habilidades/superdotação.
Os objetivos das ações do Atendimento Educacional Especializado circundam a promoção da educação inclusiva, visando prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos educandos inclusos; garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular; fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem e assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.
O AEE não tem caráter substitutivo do ensino regular, portanto deve ser realizado em contraturno a escolarização do educando.
Na nossa escola, a Sala de Recursos Multifuncionais está funcionando no período da tarde. Sua oferta é obrigatória, porém a participação é decisão dos responsáveis pela criança.
Léia Angélica Rippel
Professora do AEE
Visando o objetivo de envolver os deucandos em uma atividade saudável, educativa e divertida, a dança dirigida, durante o recreio, está acontecendo na escola desde março deste ano (2012).
Neste momento, a professora Léia Rippel coordena a evolução dos movimentos à frente do grupo e as crianças acompanham estes movimentos, os quais mesmo sendo simples e repetitivos, desenvolvam a lateralidade cruzada, o equilíbrio dinâmico, o rítmo entre outras habilidades do domínio corporal.
A participação na dança dirigida é opcional e proporciona a interação entre as crianças, a socialização e a imposição de regras e limites, além da escola se transformar em um ambiente agradável e prazeroso.
Confira alguns registros deste momento.
Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença. Nós do primeiro ano além de termos o hábito da leitura diariamente, procuramos desenvolver pequenas ações buscando uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita, veja nas fotos, nossa divertida SOPA DE LETRINHAS.
ALUNOS DOS 5os ANOS TRABALHAM A RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA
A relação entre sociedade e natureza, é conteúdo dos quintos anos, na disciplina de Geografia e foi trabalhado em sala de aula os elementos das paisagens do Paraná, que podem ser naturais (sem as ações do homem) ou sociais (foram transformadas pelo trabalho humano). E como avaliação do conteúdo teórico, foi proposto a construção de maquetes, as quais ficaram ótimas, demonstrando o conhecimento dos estudantes e o envolvimento da família e amigos. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!!
- photo slideshowMaquetes - photo slideshow
PRÉ I - TRABALHANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CUIDADOS COM O USO DA ÁGUA
Mesmo com pouca idade, os educandos do Pré I, realizaram atividades referentes aos cuidados e preservação da água, ministrados pela professora Marilei, de Educação Ambiental, em parceria com a professora Vera, que está na regência da turminha.
APELO A QUEM GOSTA DE MIM!!!
Hoje sou pequeno, ainda não sei opinar sobre as atitudes dos adultos.
Daqui a 20 anos serei adulto como você e saberei analisar as ações do seu passado.
Hoje eu te pergunto:
- Como será a água daqui a 20 anos?
- Que quantidade de água potável teremos?
- Que qualidade ela terá?
O QUE VOCÊ FAZ HOJE DEFINE A QUALIDADE DA ÁGUA QUE TEREI NO FUTURO.
Se você realmente me ama e quer o melhor para mim, pense nas tuas atitudes!!!
PÁSCOA SOLIDÁRIA
Nossa escola está realizando a Campanha da Páscoa Solidária. As professoras enfatizam o verdadeiro sentido da Páscoa, ressaltando a importância dos valores humanos, além de oportunizar a prática da solidariedade.
Cada dia um educando leva o símbolo da sua sala para casa para realizar a tarefa com a família: dialogar sobre o verdadeiro significado da Páscoa e ilustrar o resultado dessa conversa para expor na escola. No outro dia, ao devolver o símbolo, o mesmo deverá retornar acompanhado de uma doação de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal que serão distribuidos para algumas instituições, através da visita de algumas turmas que poderão compartilhar algumas horas de convívio e troca de experiências com essas pessoas.
Objetivamos proporcionar um momento de sensibiliazação e de Páscoa viva em nossas famílias.
Boa Páscoa a todos!!!
Professoras de Incentivo a Leitura
As professoras de Incentivo a Leitura, Beatriz de Andrade e Rosemeri Bidin da Silva, realizaram apresentações alusivas ao D
ia do Meio Ambiente, confira assistindo aos vídeos que seguem:
A cada dia que passa, através dos mais diversos trabalhos desenvolvidos, é visível o empenho e dedicação dessas queridas professoras, zeladoras, merendeiras e nossas auxiliares...isso nos causa muito orgulho, muita alegria e satisfação, porque são essas pessoas especiais e únicas que marcarão para sempre a vida desses pequeninos. Com certeza, levarão muito de nós, mas também nos deixam sempre um pouco de si...Parabéns, parabéns, parabéns...minha querida e amada equipe!!! Pais e familiares que acompanham, acreditam e apóiam nosso trabalho, tenham a certeza que estamos fazendo o melhor pelos nossos educandos e também agradecemos por serem nossos parceiros e amigos!!! Um grande abraço a todos...
ResponderExcluir