A Sala de Recursos Multifuncionais - SRM é um espaço para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, amparada pela “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva MEC/SEESP, ano de 2007” “O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Em 2008, o Decreto nº 6.571/2008 reafirma a proposição da “Educação Especial” como “Educação Inclusiva”, tratando-se das ações do Atendimento Educacional Especializado como o apoio necessário para a promoção da educação para TODOS, no que se refere às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento - TGD ou altas habilidades/superdotação.
Os objetivos das ações do Atendimento Educacional Especializado circundam a promoção da educação inclusiva, visando prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos educandos inclusos; garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular; fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem e assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.
O AEE não tem caráter substitutivo do ensino regular, portanto deve ser realizado em contraturno a escolarização do educando.
Na nossa escola, a Sala de Recursos Multifuncionais foi implantada neste ano de 2011, iniciando o AEE, o qual oferece Tecnologia Assistiva – TA, adaptação de materiais, enriquecimento do currículo e se articula com a proposta do ensino comum. Sua oferta é obrigatória, porém a participação é decisão dos responsáveis pela criança.
CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE:
USO FREQÜENTE DA BIBLIOTECA PÚBLICA
USO DE RECURSOS VIRTUAIS
TRABALHOS COM JOGOS
RECONHECIMENTO E FAMILIARIZAÇÃO COM OS MATERIAIS ADAPTADOS
TRABALHO COM MATERIAIS CONCRETOS
Professora Léia Rippel
04/10/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário!